Passar para o conteúdo principal

Novos contratos de xénon e crípton para clientes do sector aeroespacial e da eletrónica

A Air Liquide assinou vários contratos plurianuais no valor total de mais de 50 milhões de euros e começou, desde o início de 2018, a fornecer xénon e crípton para as indústrias dos semicondutores e de satélites em três geografias: Europa, Estados Unidos da América, e Ásia.

Os clientes Air Liquide beneficiam da organização logística global do Grupo, implementada em 30 países, que permite a entrega destas moléculas de elevado valor acrescentado, extraídas dos gases do ar, em grandes unidades de produção do Grupo.

A indústria de semicondutores utiliza xénon e crípton no seu novo processo para produzir cartões de memória/USB de alta qualidade a baixo preço, dando apoio à crescente necessidade de armazenamento e movimentação de grandes quantidades de dados.

Na indústria aeroespacial, a  propulsão elétrica de satélites de também requere xénon. A propulsão elétrica utiliza a energia produzida pelos painéis solares do satélite para acelerar e injetar um gás (xénon),  gerando o impulso que movimenta o satélite. Os motores totalmente elétricos diminuem o peso dos satélites em cerca de 35%, reduzindo muito os custos de lançamento. Nos próximos anos, espera-se que pelo menos metade do mercado adote esta tecnologia.  

François Darchis, senior vice-presidente e membro do Comité Executivo do Grupo Air Liquide, supervisor da inovação, declarou: “Estamos orgulhosos por termos sido escolhidos para fornecer xénon e crípton de elevada pureza para a indústria dos semicondutores e dos satélites de propulsão elétrica, um mercado em crescimento. Como líder mundial em xénon e crípton, graças à sua experiência em tecnologias criogénicas e à sua capacidade de gestão da cadeia global de logística, a Air Liquide propõe um abastecimento fiável de moléculas de valor acrescentado para os seus clientes, especialmente na indústria de alta tecnologia”.


Global Markets & Technologies WBU

A Unidade de Negócios Mundiais Global Markets & Technologies (GM&T) fornece soluções tecnológicas (moléculas, equipamentos e serviços) para acompanhar os novos mercados de transição energética, logística marítima e da deep tech, a fim de acelerar o crescimento sustentável da Air Liquide. A GM&T emprega 1800 colaboradores em todo o mundo e gerou um volume de negócios de 372 milhões em 2017.

Descarregar o documento